Amadeus é a primeira empresa a obter certificação Nível 3 na última versão do padrão NDC

• A versão 18.1, gerada a partir do novo modelo de dados, é um marco essencial em direção à industrialização do padrão NDC • Amadeus renova sua certificação como fornecedora de TI, com o Amadeus Altéa NDC

0
208

Desde 2016, a International Air Transport Association (IATA) vem oferecendo um processo de certificação para o padrão New Distribution Capability (NDC), para que as diversas partes interessadas da indústria mostrem sua capacidade de suportar o protocolo NDC. A Amadeus renovou agora sua certificação Nível 3 para o Altéa na versão 18.1, a mais recente do padrão, que foi liberada em março deste ano.

O que há de diferente na versão 18.1 é que essa versão foi gerada com base no novo modelo de dados da indústria da aviação, no qual trabalharam a IATA, a Amadeus e outros parceiros da indústria. Esse novo modelo de dados busca proporcionar um repositório e uma metodologia coerentes com a indústria, para ajudar na definição do uso e da estrutura de padrões novos e existentes. Isso servirá de apoio à implementação e à industrialização de novos padrões, como o NDC.

“Temos trabalhado de braços dados com a IATA e com outros parceiros da indústria para testar e aprimorar a última versão do padrão, o que ajudará a impulsionar a industrialização e a adesão. A versão 18.1 e o novo modelo de dados significam que as mensagens NDC entre companhias aéreas e terceiros – sejam eles agregadores, vendedores de viagens ou corporações – têm agora uma estrutura melhor definida”, disse Gianni Pisanello, VP, NDC-X Program, Amadeus.

Pisanello continua: “Em termos simples, isso significa que estamos um passo mais perto do marco no qual todos os players da indústria poderão falar e interpretar a linguagem NDC da mesma forma, o que seria um benefício importantíssimo para toda a indústria. Temos o prazer de sermos a primeira empresa com certificação na versão 18.1, como prova de nossa parceria contínua com a IATA e do nosso compromisso em fazer com que o NDC trabalhe para a indústria.”

“Nosso padrão NDC e o processo de certificação estão ganhando cada vez mais força, e estamos muito animados em ver como o NDC está ajudando a anunciar uma nova era para as companhias aéreas de varejo,” disse Yanik Hoyles, Director, New Distribution Capability Program, IATA. “A Amadeus sempre foi um membro ativo dos nossos grupos de trabalho NDC, e essa certificação testemunha essa abordagem colaborativa.”

A certificação como fornecedora de TI segue-se às certificações anteriores Nível 3 como fornecedora de TI  e Nível 1 como agregadora em 2016 e 2017. A Amadeus está também no caminho para a certificação Nível 3 como agregadora, ainda este ano.