A importância do marketing digital para a sua agência de viagens

0
402

Existem muitos gestores de agências de viagens que acreditam ser inviável investir em estratégias de marketing digital. A crença de que as campanhas e anúncios na internet são exclusivas para os gigantes do mercado ainda é bem forte no meio turístico. Porém, sua agência de viagens pode (e deve) se posicionar na internet, e o melhor, dá para fazer isso com um investimento que cabe no orçamento da sua empresa.

Por que é importante se preocupar com a presença da sua agência na internet?

Estamos vivendo na era da tecnologia. Grandes empresas apostam alto em seus anúncios nos meios digitais porque sabem que é onde as pessoas estão. Sendo assim, para que sua agência tenha esse destaque, você precisa começar a anunciar também. Pare e reflita: você pode estar perdendo muitos clientes e vendas, consequentemente, pois seu concorrente está se posicionando na internet e você não. Como os consumidores querem praticidade e agilidade, você precisa facilitar o contato deles com a sua agência.

Para te ajudar, trouxemos alguns canais de marketing digital para que você consiga decidir por onde começar suas estratégias. Acompanhe:

Facebook

Acredito que sua agência de viagens já tem uma página no Facebook e com certeza já anuncia pacotes e promoções. Mas a pergunta é: suas publicações são condizentes com o objetivo da sua agência? Aliás, voltando um passo, você já definiu esse objetivo?

Para começar, você precisa estabelecer o que quer alcançar com a sua fanpage, ou seja, definir sua estratégia de marketing. Você quer receber mais solicitações de orçamento? Quer receber mais ligações de possíveis clientes? Percebe que o objetivo não é apenas “vender mais”, isso todo mundo quer. Você precisa pensar em pontos que, quando alcançados, aumentam o faturamento e as vendas da sua agência.

Para  ter a atenção do público que utiliza o Facebook e conseguir se aproximar cada dia mais do objetivo estabelecido, você precisa entregar valor e relevância em cada publicação. Isso pode ser feito através de postagens com dicas de destino, com curiosidades, com dicas de como viajar economizando. As pessoas costumam se interessar muito por esse tipo de conteúdo. Postar apenas imagens com promoções de viagens é algo comum, que não mostra o diferencial da sua empresa.

Outro exemplo de publicação que não agrega valor são as imagens engraçadas ou motivacionais. Esse problema ocorre, principalmente, pela falta de planejamento estratégico de marketing. Pense: as imagens motivacionais trazem pedidos de orçamento para sua agência? Elas te ajudam a vender mais? Você está realizando essa ação por que realmente planejou e chegou a conclusão que faz sentido ou por que viu alguém fazendo?

Qualidade visual das postagens

Assim como o conteúdo do material que você irá publicar, a imagem é extremamente importante. Imagens com baixa qualidade, que atrapalham a leitura ou que simplesmente não são atrativas, espantam os possíveis clientes. Eu sei que não é tão fácil contratar um designer profissional, por isso, trouxe a dica de uma ferramenta de design gratuita, o Canva. Essa é uma ferramenta muito intuitiva e simples. Você pode criar anúncios com ar profissional em poucos minutos, sem gastar nada. Confira depois de ler o artigo.

Google Meu negócio

Você com certeza já viu a ferramenta Google Meu Negócio em funcionamento, pois se trata de uma ferramenta gratuita e muito simples, que faz com que as empresas apareçam no Google.

Para agências de viagens, que são negócios locais, usar essa ferramenta é essencial. Isso porque os consumidores tendem a pesquisar por locais que estão próximos deles. Por exemplo, quando vamos pesquisar um restaurante, colocamos no Google “bons restaurantes em Campinas”. Nesse momento o Google busca por anúncios que apresentam endereços de Campinas. O mesmo acontece com as agências de viagens. Quando um consumidor está buscando por uma agência, a tendência é que ele pesquise “agências de viagens mais próximas” ou “agências de viagens + cidade”. Mediante esta pesquisa, o Google Maps mostrará apenas as agências que realmente estão próximas da localização de quem pesquisou.

Ter um negócio local é uma vantagem enorme em relação às OTAS, por exemplo. Essas Gigantes.com precisam marcar presença nacionalmente, pois não possuem um negócio físico. Já sua agência pode aproveitar essas buscas com localização específica para aparecer gratuitamente no Google.

E no caso das agências Home Office?

Se você tem uma agência Home Office, não faz sentido disponibilizar o endereço da sua residência, pois o atendimento não é presencial. Mas você pode cadastrar sua agência no Google Meu Negócio usando a sua região de atendimento. Ou seja, você não deixa um endereço visível, mas consegue deixar a região onde atende para que o Google mostre seu anúncio quando alguém próximo pesquisar.

Conclusão

A mercado turístico torna-se cada dia mais competitivo, aliás, todos os mercados estão disputando a atenção dos clientes. Sabemos que os meios digitais estão presentes fortemente no dia a dia das pessoas, então, para conseguirmos uma parcela da atenção do público consumidor, precisamos estar disponíveis.

Apresentamos dois canais que são importantíssimos para qualquer estratégia de marketing, e se você quiser se aprofundar e entender um passo a passo de como utilizá-los em benefício da sua empresa, leia nosso ebook completo. É gratuito! Basta clicar aqui para receber o material em seu e-mail.