O bom filho a casa torna (voltando) \o/

0
236

Abri hoje o agentesdeviagens.com para acompanhar as novidades e tomei um verdadeiro susto: percebi que fazem praticamente cinco meses que não publico um artigo!

Juro que não percebi este tempo passar, parece que publiquei ainda ontem um artigo com dicas para atrair turistas, em resposta ao pedido via whats de uma colega (clique aqui para ver).

O susto me fez perceber que estava na hora de voltar e um pedido de desculpas é inevitável: me desculpem pela ausência. Me desculpe também Edu (agora publicamente), você me prestigiou e me honrou muito ao me convidar a fazer parte do time de colunistas do agentesdeviagens.com, obrigado também por ser tão compreensivo quanto a minha ausência.

Bom, o Edu sabe os motivos desta ausência temporária e compreende os motivos dela, mas meu pedido de desculpas a você, leitor, não seria justificável sem uma justificativa certo?

Nada mais justo então que explicar a você um pouco do que tem acontecido nestes últimos meses.

Se você acompanha o agentesdeviagens.com é provável que já tenha lido alguns de meus artigos e entenda quem sou e o que estou fazendo para colaborar com o mercado de agenciamento de viagens; caso contrário você pode clicar aqui e ver como foi quando embarquei por aqui.

O que aconteceu após o 03 de Junho de 2016 (data do meu último artigo) foi que eu e minha equipe começamos a nos preparar para o lançamento do JooceBox, uma tecnologia que estávamos desenvolvendo já tem uns bons meses.

Após falar com muitos agentes de viagens, percebemos que era preciso ir além se quiséssemos causar o impacto positivo no mercado que realmente desejamos.

E por ir além entendemos que não bastava apresentar uma nova proposta em termos de ferramenta se o mercado ainda não enxergava o futuro da maneira que ele está acontecendo.

É isso mesmo: o futuro está acontecendo hoje, agora mesmo em mercados como dos Estados Unidos e Reino Unido, onde as agências de viagens já recuperam o mercado perdido para a internet e trabalham de uma maneira muito diferente da gente.

E como a nossa ferramenta propõe ajudar o agente a agir nesta nova forma de enxergar o seu papel, inevitável não começar as coisas compartilhando com o mercado esta visão: era preciso evoluir a mentalidade antes de pensar em que ferramentas utilizar.

E foi aí que lançamos o “Agente do futuro”, uma espécie de evento online onde compartilharíamos em uma janela de 7 dias (acabou sendo 15 dias) a grande revolução do agente de viagens que está acontecendo mundo afora e dado certo, muito certo!

Fizemos este vídeo para introduzir o assunto: foi trabalhoso, mas foi um período bem bacana para nós. Como equipe tivemos a oportunidade de reforçar o propósito de o que estamos fazendo e cada um pôde compartilhar um pouco dessa visão com o mercado.

Se você estiver curioso clique aqui, esta é a página do “agente do futuro” que foi ao ar em meados de Julho, quase em Agosto.

Ps: Não é mais possível se cadastrar e acessar o conteúdo, mas logo logo traremos novidades.

Em paralelo a este vídeo, quando colocamos a página do agente do futuro no ar muitos agentes começaram a se inscrever e trazer opiniões, deixar dúvidas, compartilhar suas dificuldades.

Tínhamos uma caixa de comentários na página para quem se inscrevia, mais de 350 conversas rolaram por lá.

Aí já viu: começou a batalha para interagir com todos. Ficávamos o dia todo e uma boa parte das madrugadas conversando com os agentes, ensinando, aprendendo, entendendo qual seria a forma mais inteligente de trazer os conteúdos da semana do agente do futuro para o pessoal.

Ali entendemos exatamente em que fase estava a visão dos agentes aqui no Brasil e conseguimos encontrar o ponto pelo qual deveríamos partir para continuar essa evolução da visão.

O primeiro vídeo saiu cerca de uma semana depois, levou 5 dias para ficar pronto e também deu muito trabalho.

Mas valeu a pena: o vídeo repercutiu muito e motivou centenas de agentes de viagens a interagir conosco, o nível de interação só aumentava.

A iniciativa chamou a atenção da mídia e recebemos uma menção no Panrotas que colaborou muito para aumentar o alcance da semana do Agente do Futuro.

O agentesdeviagens.com apoiou a iniciativa como parceiro e fez algumas menções nas Redes Sociais além de compartilhar nossos vídeos e permitir que eu convidasse seu público, o que ampliou definitivamente o alcance da visão que tentávamos compartilhar.

Alcançamos 3.500 agentes de viagens em uma semana dos quais cerca de 2.000 se inscreveram e participaram ativamente: eu nunca vou esquecer aquela semana, após meses de intenso trabalho e de entregar nossas vidas a este projeto eu e minha equipe sentíamos finalmente que tudo valeu a pena.

Este foi o primeiro vídeo que lançamos na semana do agente do futuro:

E então as coisas começaram a tomar proporções que não imaginávamos: após lançar todos os 4 vídeos e encerrar a semana, dezenas de agências e centenas de agentes de viagens assinaram o JooceBox (a ferramenta que desenvolvemos) e o trabalho apenas começava.

Estava ali formado um grupo que chamamos de ”agentes alfa”, formado por profissionais que saíram na frente para liderar este movimento.

O curioso foi que, ao contrário do que eu imaginava, os agentes alfa foram justamente – em sua maioria – agências de destaque em suas regiões. Ali eu entendi o que as tornam grandes: elas são líderes com coragem de abraçar o novo, protagonistas e não seguidoras. Afinal, abraçar uma nova visão proposta por uma empresa jovem exige coragem.

E o mais legal foi que desde então aprendemos muita coisa bacana todos os dias com estes profissionais de alto desempenho. Mas com tudo isso vem as responsabilidades que crescem na mesma proporção.

Para você ter uma ideia, realizamos após este período 288 atendimentos de suporte via chat em nossa ferramenta, o tempo de resposta médio foi de 6 minutos.

Entre dúvidas, sugestões, críticas e tudo o mais que você puder imaginar, até os desenvolvedores assumiram o papel de suporte para que conseguíssemos dar conta do recado.

Foi uma boa fase também, nos fortaleceu como equipe e me deu a certeza de que cada um de nós está profundamente comprometido com o sucesso do agente de viagens.

Percebemos ali que ainda temos um enorme caminho a percorrer para chegar aonde queremos: revolucionar o agenciamento. A boa notícia é que praticamente todos os agentes alfa entenderam que estamos em uma maratona e não em uma corrida de 100 metros: eles abraçaram o desafio com a gente.

Neste meio tempo muita coisa legal foi acontecendo nesta jornada: fui a Curitiba treinar algumas dezenas de franqueados da Poltrona 1 turismo, uma rede com mais de 90 agências no Brasil e que se tornou a primeira agência de viagens cliente do JooceBox. Na foto sou eu com o Oldemar Teixeira, fundador da P1 e um profissional que admiro muito.

Treinamento JooceBox para P1 Turismo em CWB

A semana do Agente do Futuro chamou a atenção do pessoal da ABAV que me convidou para dar uma palestra na feira deste ano, estas duas matérias resumem bem o tema:

Bruno Talevi fala sobre startups e futuro do mercado turístico na Vila do Saber

http://www.mercadoeeventos.com.br/feiras-e-eventos/abav-2016/vila-do-saber-entenda-como-as-startups-podem-inspirar-agentes-de-viagens/

Ps: quem é Tavoli?  Kkk

Também participei de uma mesa redonda na Vila do Saber da feira.

Palestra ABAV - Vila do Saber - Bruno Talevi

Foi uma experiência bem rica onde pude conhecer frente a frente dezenas de agentes alfa que estão utilizando o JooceBox assim como outros grandes profissionais do mercado.

Nesta foto estou eu com Luiz Trigo (mestre em turismo e professor titular da EACH – USP; que me presenteou com o incrível livro “ A viagem –caminho e experiência” de sua autoria), Claudio Schapochnik – Schapo – (jornalista e co-editor do TurismoEtc) e Antonio Azevedo (Diretor/Sócio da Eventtour / Paraná Travel, ex presidente e atual vice-Presidente de Capacitação e Certificação da ABAV; uma pessoa incrível). Participamos da mesa redonda com o tema: “ A sociedade dos sonhos e o papel do curador de viagens”.

Ah, achei bem bacana que eles gravaram todas as palestras, por isso você pode assistir mesa redonda se tiver curiosidade, foi bem produtivo e quem estava presente gostou bastante,eu incluso.

Passados os primeiros dias de pós lançamento do JooceBox levantamos com os agentes alfa mais de 70 sugestões de melhoria de nosso sistema. Fizemos uma triagem e cerca de 30 funcionalidades já estão sendo desenvolvidas, algumas já foram entregues e todas estarão no ar até Dezembro.

Vale lembrar que nossa equipe é formada por apenas 4 pessoas: Eu + João Bonin (co-fundador e CTO) + Bruno Neves (Tech Developer) + Alberto Brandão (Sucesso do agente de viagens).

Imagine como foi para uma equipe ainda tão enxuta dar conta do recado.

Enfim, foram muitas coisas boas e com isso muitos desafios: encontrar tempo para respirar foi difícil.

Sacrificamos momentos de lazer, tempo com a família e também boa parte de nossas vidas pessoais em nome de nossa missão.

A verdade é que neste tempo de loucura e com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo eu não consegui encontrar um momento para voltar a ativa aqui no Agentes de Viagens.

Se você leu alguns de meus artigos passados então sabe que me dedico para trazer conteúdos bem completos e de qualidade: por isso escrever um bom artigo pode levar muito mais tempo do que parece e eu não queria voltar por voltar, deixando cair a qualidade da conversa.

Espero que você perdoe minha ausência: prometo que estou voltando com ainda mais bagagem e conhecimento para compartilhar, espero também aprender ainda mais com você neste canal de trocas fantástico.

Se você está me conhecendo apenas hoje – muitos agentes são novos por aqui, a página do Facebook do agentesdeviagens.com cresceu muito desde que estive ausente – eu espero poder colaborar de alguma forma em sua carreira.

Já comecei a escrever um artigo bem bacana onde trarei uma visão um pouco diferente sobre os millenials, assunto tão discutido pelo mercado hoje em dia.

Ps: adianto que pode gerar polêmica, não acredito em muito do que dizem sobre o tema.

Ansioso por estar de volta, vamos juntos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, faça seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui