A cidade de Londres está entre os destinos mais procurados pelos estudantes brasileiros na hora de fazer intercâmbio. A capital da Inglaterra é uma das cidades mais importantes da Europa, reunindo atrações culturais, cursos de idiomas e universidades em grande número. Porém, um item sempre pesa na hora de fechar as contas: a libra esterlina.

Atualmente, a moeda do Reino Unido é considerada uma das mais fortes do mundo e, por conta disso, na hora de fazer a conversão para reais, qualquer valor que possa ser economizado conta muito. Na vida de um intercambista não é diferente: são muitas atrações para serem vistas em um espaço muito curto de tempo.

Pensando na sua economia, listamos aqui cinco lugares gratuitos para se visitar em Londres que vão agregar bastante à sua formação cultural. Se você já está na cidade ou está se preparando para fazer um intercâmbio por lá não deixe de anotar essas alternativas na sua agenda.

1 – Museu Britânico

O British Museum abriga uma das mais importantes coleções de arte do mundo. Além disso, item como a Pedra da Roseta, as esculturas do Partenon de Atenas, algumas múmias egípcias e diversas antiguidades chinesas estão expostas no local na chamada mostra permanente. O melhor de tudo é que essa ala do museu é completamente gratuita.

Você só vai pagar alguma coisa se quiser entrar nas mostras especiais, que mudam de tempos em tempos. Por 2 libras você pode adquirir um mapa – o que pode ser uma boa ideia se o seu tempo de visitação for limitado. O museu abre de sábado a quinta-feira, das 9h às 18h, e às sextas das 9h às 20h30.

Mais informações no site oficial: http://britishmuseum.org/

2 – Museu de História Natural

Essa é uma daquelas atrações que não pode faltar no roteiro de um estudante de intercâmbio em Londres. O Museu de História Natural é um dos mais completos do mundo, tendo mais de 70 milhões (sim, milhões!) de espécies do mundo natural. Esse imenso catálogo vem sendo construído há mais de 400 anos.

A entrada para as mostras permanentes é gratuita. Você só vai pagar alguma coisa se quiser visitar também as exposições temporárias – nesse caso, o valor varia de acordo com a atração. Uma das áreas com maior procura é a zona azul, na qual há uma mostra dedicada aos dinossauros, com um imenso Tyrannosaurus Rex no centro da sala.

Mais informações no site oficial: http://www.nhm.ac.uk/

3 – The National Gallery

Localizado na Praça Trafalgar, um dos pontos mais movimentados e emblemáticos da cidade, está a National Gallery. Trata-se de um espaço para exibição de pinturas e obras de arte. A lista de artistas em exibição inclui nomes consagrados como Claude Monet, Paul Cézanne, Anthony Van Dyck, Rembrandt, Vincent Van Gogh e Michelangelo.

Além de não pagar nada para visitar o local, você também pode fazer um tour guiado inteiramente grátis. São mais de duas mil peças no acervo e recomenda-se uma manhã ou uma tarde inteira para apreciá-los. Os tours guiados acontecem em horas pré-definidas. Se você estiver com pouco tempo poderá pagar pelo áudio tour, que custa 4 libras.

Mais informações no site oficial: http://www.nationalgallery.org.uk/

4 – Tate Modern

Para quem aprecia arte moderna, o Tate Modern, nome popular do Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, é outra atração que pode ser visitada gratuitamente. Você pode conferir todas as peças da mostra permanente e paga apenas para visitar exposições especiais, cuja programação muda com muita frequência.

Entre os artistas que expõe seus trabalhos no Tate Modern estão inclusos nomes como Paul Cézanne, Pierre Bonnard, Henri Matisse, Salvador Dalí, Jackson Pollock e Pablo Picasso. O local abre de domingo a quinta, das 10h às 18h, e às sextas e sábados das 10h às 22h. O prédio do Tate Modern fica às margens do rio Tâmisa.

Mais informações na página oficial no Facebook: http://https//www.facebook.com/tategallery

5 – Royal Air Force Museum (RAF Museum)

Por fim, terminamos a nossa lista de lugares gratuitos para serem visitados com o Royal Air Force Museum, o Museu da Força Aérea Real Britânica. O local abriga uma série de objetos que foram usados pelos ingleses nas muitas guerras das quais o país participou. Até mesmo aeronaves estão expostas no local – são mais de cem.

Para quem gosta de temas ligados à História Mundial e, principalmente, à Primeira e Segunda Guerra Mundial, a atração é um prato cheio. O museu funciona das 10h às 17h todos os dias, mas os horários estão sujeitos a mudanças durante períodos de férias. Portanto, sempre é bom checar esse detalhe no site oficial antes da visita.

Mais informações no site oficial: https://www.rafmuseum.org.uk/london/

E não para por aí

Somente essas cinco atrações que mencionamos já vão ocupar um bom tempo das suas horas de lazer durante o período no qual você estiver fazendo intercâmbio. Porém, a lista de lugares para se visitar sem pagar nada vai muito além.

A cerimônia da Troca da Guarda Real, no Palácio de Buckingham, uma caminhada pelo Hyde Park ou uma visita aos Jardins de Kensignton também devem estar na sua lista. Por fim, não se esqueça de belíssimos lugares como o Holland Park, o Saint James Park e o Queen Elizabeth Olympic Park.

DEIXE SEU COMENTÁRIO