Localiza adere ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo

Objetivo do Pacto Global é encorajar o alinhamento das políticas e práticas empresariais com os valores e os objetivos aplicáveis internacionalmente e universalmente acordados

91
Publicidade

A Localiza, maior locadora de carros da América do Sul, agora faz parte do Pacto Global, iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, sustentabilidade ambiental e combate à corrupção que são refletidos em 10 princípios. É uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

“É prioridade na Localiza contribuir efetivamente com práticas de responsabilidade social, meio ambiente e governança corporativa, que resultem em impactos positivos para a sociedade. As diretrizes do Pacto Global vão de encontro ao que a companhia acredita, que é promover e compartilhar boas práticas para assegurar os direitos humanos e de trabalho, combater a corrupção e proteger o meio ambiente. Estamos dispostos a fazer ainda mais para tornar o mundo um local melhor para se viver”, revela o CEO da empresa, Eugênio Mattar.

As empresas participantes do Pacto Global são diversificadas e representam diferentes setores da economia, regiões geográficas e buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações de suas partes interessadas – incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.

Sustentabilidade na Localiza

A Localiza, que possui frota superior a 150 mil carros e utiliza um sistema de lavagem a seco dos veículos. Enquanto uma lavagem normal consome cerca de 83 litros de água por veículo, o sistema de lavagem a seco da empresa utiliza cerca de 100ml de água por carro e o produto utilizado é biodegradável. Além da redução do consumo de água, o sistema de lavagem a seco também gera uma redução no consumo energético e menos resíduos para o esgoto, diminuindo o impacto ao meio ambiente.

A nova sede da empresa, localizada em Belo Horizonte, possui 18.600 m² de área verde, sendo o edifício corporativo com maior área verde da capital mineira. A Localiza implantou diversas iniciativas sustentáveis que otimizam a utilização de recursos hídricos e energéticos, como energia solar e a automação inteligente do sistema de iluminação, elevadores, persianas, ar condicionado, irrigação etc. Destaque também para o projeto de reaproveitamento de águas de chuva, estação de tratamento de água e o plantio de 280 mudas de árvores de diferentes espécies.

A companhia, ciente de sua responsabilidade social no combate à corrupção, possui um Programa de Compliance aplicável a toda a sua equipe e rede de fornecedores. No ano passado, a empresa foi reconhecida com o prêmio “Ética e Transparência” do Guia Exame de Sustentabilidade. Foi também primeiro lugar nas categorias Responsabilidade Social e Gestão de Pessoas do 15º Prêmio Ser Humano. No âmbito do seu Programa de Compliance, a Localiza aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, iniciativa do Instituto Ethos que tem como objetivo promover um mercado mais íntegro e ético.

Orgulhosa em promover a inclusão e o incentivo à diversidade, a companhia atualmente emprega 302 pessoas com deficiência, 71 imigrantes, possui 309 mulheres em cargos de liderança, além de 50% de colaboradores do sexo feminino.

DEIXE SEU COMENTÁRIO