Publicidade
Publicidade

A Universidade NHTV Breda de Ciências Aplicadas (NHTV), sediada na cidade holandesa de Breda e considerada uma das instituições da área de turismo mais prestigiadas do mundo, confirmou presença na 17ª edição da Exposibram — Exposição Internacional de Mineração e Congresso Brasileiro de Mineração em Belo Horizonte –, que acontecerá de 18 a 21 de setembro.

Durante a feira, a NHTV apresentará seus projetos voltados para o resgate do patrimônio cultural e recuperação de turismo de regiões degradadas, que podem ser adotados nas áreas afetadas pelo desastre da barragem de rejeitos de 2015. Arend Hardorff, decano da NHTV Academy for Leisure, fará uma visita às regiões de Bento Rodrigues e Mariana, numa missão conjunta com empresas holandesas das áreas de mineração e de recursos hídricos com participação confirmada na Exposibram.

A Academy for Tourism e a Academy for Leisure são os braços de Turismo e Lazer da Universidade NHTV Breda de Ciências Aplicadas e oferece diversos programas de bacharelado e mestrado com abordagens multidisciplinares do turismo com foco em sustentabilidade e inovação social. Além da formação acadêmica, a universidade oferece consultoria e apoio no desenvolvimento de projetos sociais voltados para o turismo em várias regiões do mundo.

Um case de sucesso da universidade é o programa HITT (iniciais em inglês de Treinamento Turístico de Alto Impacto para Empregos e Renda), que realiza o treinamento de pessoas que trabalham de maneira informal na área do turismo. O HITT foi implementado em sete países em desenvolvimento (Benin, Gana, Mali, Moçambique, Camboja, Nepal e Vietnã) desde sua criação, em 2011. A metodologia criada pela NHTV Academy for Tourism já treinou cerca de 8 mil pessoas, oferecendo conhecimento, qualificação, aumento de renda dos participantes, além de criar empregos e melhorar o serviço de turismo local.

Outro projeto interessante é o Innoguiding Tourism, plataforma de troca de informações, boas práticas e experiências entre guias turísticos, organizações, instituições educacionais e profissionais de turismo de toda a Europa. A ideia nasceu em 2011, a partir de um projeto de treinamento inovador voltado para guias que abordava as áreas da sustentabilidade e interculturalidade — hoje dois dos focos da área de e-learning da plataforma Innoguiding.

 Além da presença no estande holandês S130 do pavilhão da Exposibram, a NHTV e demais organizações que integram a missão holandesa farão uma palestra técnica onde irão detalhar seu portfólio de serviços. A apresentação está marcada para quarta-feira, dia 20 de setembro, das 13h30 às 15h, no Auditório Turmalina – Sala 6.

SERVIÇO

Evento: Exposibram: Exposição Internacional e Congresso Brasileiro de Mineração

Data:  18 a 21 de setembro de 2017  –  Horário: 13h às 21h

Local: Expominas (Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova)

Av. Amazonas, 6030 – Bairro da Gameleira, Belo Horizonte, MG

Estande da Holanda: S130 no nível Pavilhão

DEIXE SEU COMENTÁRIO