Socorro: como atrair novos clientes para a minha agência de viagens?

3
1639

Acabo de receber via whats o apelo de uma colega do Rio de Janeiro me dizendo mais ou menos o seguinte:

“Bruno, estava lendo um artigo seu e gostei muito, então resolvi lhe chamar. O que eu posso fazer para captar novos clientes? Preciso vender, mas está complicado atrair novos clientes. Não estou com recursos para investir em marketing, estou pensando até em largar tudo. Me ajude! “

 

Abri o whats para responde-la e pensei: “muitos agentes podem estar passando pelos mesmos problemas, vou aproveitar e transformar a resposta em um novo artigo, assim mais pessoas podem tirar proveito das dicas”.

Cara colega, dedico este artigo a você e fico feliz e honrado por me dar a oportunidade de trocarmos estas ideias, se quiser conte comigo para continuarmos essa proza via whats.

Espero conseguir ajuda-la, de verdade! Para mim seria muito triste vê-la abandonar o barco.

E então, como atrair novos cientes para a sua agência de viagens?

Os primeiros clientes serão os mais difíceis

Isso é verdade para qualquer negócio dentro de qualquer segmento. Esta é especialmente direcionada para quem está começando.

Quando você é recém-chegado ao mercado ou está operando sob uma marca jovem e ainda desconhecida conquistar os primeiros clientes serão o seu primeiro grande desafio.

Para começar os clientes nunca ouviram falar de você e como existem muitas outras empresas oferecendo os mesmos produtos e serviços a tendência é optar pelas marcas e profissionais já consolidados, por segurança.

Uma das maiores fontes de novos clientes para as agências de viagens são as indicações e como você ainda não possui clientes naturalmente não possui indicações.

Tudo isso torna o início um grande desafio, provavelmente vencer esta fase será o que definirá o seu sucesso.

Trouxe este alerta apenas para lhe preparar. A moral da historia aqui é: não desanime, não desista tão fácil, após conquistar os primeiros clientes as coisas começam a acontecer naturalmente.

Importante dizer que quem vos escreve não é uma pessoa que desconhece esta dor pois estou passando exatamente por este momento em minha recém iniciada empresa.

Ative a sua rede pessoal

As pessoas compram em quem as pessoas confiam e por isso a sua rede pessoal estará muito mais aberta para você.

No início de sua jornada esta dica é especialmente importante, mas ela serve para qualquer etapa em que estiver o seu negócio.

Conheço excelentes agentes que começaram a construir a sua carteira de clientes em churrascos, confraternizações, festas, na faculdade e por aí vai.

Jamais saia de casa sem o seu cartão de visitas, sempre que possível inicie discretamente o assunto “viagem” nas rodas de conversa, quando as pessoas estiverem no clima distribua o seu cartão.

Peça para os seus pais e filhos lhe indicarem na empresa em que trabalham, no clube que frequentam, peça para o seu namorado, esposa, vizinho, sogra e a todos que você conhece para fazer o mesmo, espalhe a notícia de que você é a pessoa que devem procurar quando o assunto é viagem.

Independente de seu cargo, função ou profissão você tem que ser vendedor em tempo integral e não há nada de errado em pedir ajuda e indicações para seus conhecidos.

Ative as ruas redes sociais

Utilize a sua página pessoal também como seu cartão de visitas, esta é uma boa maneira de fazer com que aqueles conhecidos que você não vê a tempos saibam que você está disponível para ajuda-los em suas viagens.

Procure todos os dias por ao menos um conteúdo bacana envolvendo viagens e compartilhe em sua página, não se esqueça de comentar que você está disponível para ajudar as pessoas com suas viagens em cada compartilhamento.

Pode ser um vídeo, um artigo de blog, uma foto, o que for.

Com o tempo você constrói uma marca pessoal na memória das pessoas que lhe conhecem, desta forma elas lembrarão de você sempre que estiverem planejando uma viagem.

O Manolo, meu sócio e a mente tecnológica por traz do JooceBox estava um pouco irritado esta semana. O motivo? Ele recebeu uma meia dúzia de solicitações de orçamentos de amigos e parentes em seu Facebook.

O Manolo não é agente de viagens e a confusão aconteceu porque ele compartilha com frequência conteúdos sobre viagem em sua página pessoal do Facebook.

Se até o Manolo que é tão bom em agenciamento de viagem quanto você em linhas de códigos para computadores consegue atrair clientes assim você também consegue, vai por mim.

Compartilhe conhecimento

Comece um blog ou até mesmo uma página (aqui não utilize seu perfil pessoal) de Facebook para escrever artigos falando sobre viagens.

Para muitos profissionais não tão íntimos das dinâmicas que moldam os comportamentos das pessoas na internet tudo isso pode parecer um pouco sem sentido, mas eu garanto que não.

Para empresas como a nossa nada é mais natural do que estas dinâmicas e acredite, funciona muito!

Deixe eu lhe contar rapidamente como eu cheguei até esta coluna.

Em 2015 eu escrevi um e-book chamado “Evoluir é preciso: O modelo atual de agenciamento está acabado, o que isso significa para as agências de viagens?”.

O E-book ainda não está disponível para download mas na época eu o compartilhei com algumas dezenas de profissionais.

Dias depois o Edu que é editor e fundador aqui do site teve acesso ao material, leu, gostou e me convidou para compartilhar conhecimento nesta coluna.

Pouco tempo se passou desde que comecei a escrever aqui, mas algumas centenas de agências de viagens já se inscreveram em nossa página para serem avisadas no dia do lançamento do nosso produto.

Se você ainda não se inscreveu ainda dá tempo (www.joocebox.com) , as primeiras agências terão descontos absurdos. Mas não conta para ninguém tá? É segredo!

Outras dezenas mais já me telefonaram, enviaram e-mails e até mesmo mensagens via facebook para entender melhor sobre o que estamos fazendo e também estão ansiosas pela nossa chegada ao mercado.

Não estou me gabando, quero apenas lhe mostrar que compartilhar conhecimento jamais será uma perda de tempo.

Somos uma empresa jovem, desconhecida e as pessoas ainda sequer entenderam qual é o nosso propósito, mas pelo simples fato de compartilhar conhecimento elas já estão ansiosas por ser nossas parceiras.

Faça o mesmo!

É absolutamente incrível a maneira como o mundo se abre para você quando você começa a se abrir para o mundo, como as pessoas estão dispostas a compartilhar com você quando você compartilha com as pessoas.

Então mãos a massa, comece a falar sobre viagens e seus futuros pax. vão se interessar e se aproximar de você.

Cada cliente é um ativo de marketing

No segmento tecnológico é comum utilizarmos casos de uso para ilustrar a novos clientes o potencial de nossas propostas.

Basicamente o que fazemos é mostrar ao mundo como os nossos clientes estão alcançando resultados extremamente significativos com a nossa ajuda.

Esta é a melhor maneira de transformar os seus clientes em ativos de marketing e atrair novos clientes.

Não existe propaganda mais eficiente, confiável e efetiva do que espalhar aos 7 ventos o quanto as pessoas estão felizes por fazer negócios com você.

Portanto não permita que cliente algum volte de uma viagem sem transformá-lo em um poderoso ativo de marketing.

Peça fotos, peça depoimentos, peça vídeos, peça autorização para divulgar estes materiais e faça barulho.

Vai enviar um orçamento para Maldivas? Deixe um link para um post do seu blog onde você disponibiliza fotos, vídeo e depoimento do último cliente que você assessorou em sua viagem para Maldivas.

Vai mandar uma lâmina por e-mail? No lugar disso envie o depoimento de seu passageiro e um link para o seu site com o produto que você deseja promover.

Uma colega minha aqui de Londrina faz isso de uma maneira extremamente genial. Ela começou no turismo faz bastante tempo, antes de as coisas migrarem todas para a internet.

Desde o primeiro cliente atendido ela começou a pedir fotos de suas viagens, fotos impressas, daquelas tiradas na época dos filmes fotográficos. Ela comprou um álbum enciclopedicamente grosso e o separou por sessões de acordo com destinos e finalmente começou a arquivar as fotos das viagens de seus clientes.

Hoje ela tem este álbum com centenas, se duvidar milhares de fotos de clientes reais.

Sempre que um cliente a procura em sua agência ela abre o álbum e começa a mostrar pessoas reais em viagens reais vivenciando momentos reais que ela proporcionou.

Ela conta as historias das fotos e explora ao máximo o sucesso dos seus passageiros já embarcados.

O resultado é que eu tenho até medo de dizer o quanto esta colega vende todos os meses, minha preocupação é que você ache que estou mentindo ou exagerando. Mas tenha certeza de que ela vende muito, muito mesmo!

Nada traz mais resultados do que transformar os seus atuais clientes em garotos e garotas-propaganda.

Realize um trabalho impecável

 

Este item dispensa explicações: faça um trabalho realmente significativo para seus clientes que eles vão indicar os seus serviços e lhe trazer novos clientes.

Como você pôde perceber o que compartilhei aqui são todas dicas simples, mas extremamente eficientes e que vão com toda certeza lhe garantir sempre novos clientes batendo a sua porta.

Procurei trazer soluções que não exigem investimentos, mas isso é impossível.

Tenha em mente que você terá sempre que investir, a questão é escolher o que investir.

Se você tem dinheiro em caixa poderá pagar para atrair novos clientes.

Já se o dinheiro lhe falta você terá que investir dedicação, esforço e criatividade.

As dicas de hoje demandam exatamente este ativo: dedicação.

Para você minha cara colega, que me inspirou a trazer estas dicas, desejo o melhor e conte sempre comigo.

Desafio a todos vocês seguirem estas dicas, dedique-se e quando estiver com a sua carteira recheada de clientes gerando um gordo faturamento não se esqueça de mim, uma cerveja bem gelada está de bom tamanho!  😉

Faça o seu melhor pessoal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Newsletter

Acompanhe nosso resumo semanal. Envios toda sexta-feira.

Você receberá um e-mail de confirmação.
Bruno Talevi
Graduado em Marketing e Propaganda, atuou como gestor na maior operadora do país e agora (de volta ao turismo) vive a sua segunda aventura tech-empreendedora cuja missão é transformar o agente de viagens na melhor opção para o turista moderno. No Agentes de Viagens.com pretende compartilhar a sua visão sobre temas como relacionamento com o cliente, gestão comercial, consultoria e marketing digital.