Nos últimos 5 artigos falei um pouco sobre cada um dos “5 temas que definirão o seu futuro como agente de viagens

Chegado o momento de me aprofundar nos temas a minha missão passou a ser a escolha de qual deles abordar primeiro. Entre as opções haviam: Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Relacionamento com o Cliente, Vendas Consultivas e Experiência do Consumidor.

Sempre defendo que “sem dados você é apenas mais uma pessoa com uma opinião” e por isso recorri aos números para me ajudar. Esta, inclusive, é uma sugestão que sempre faço aos profissionais com os quais converso. Todos têm uma opinião sobre tudo, mas poucos buscam a verdade nos números e, como todo o mundo já sabe: eles não mentem! Fica a dica para que você alcance mais resultados neste ano que, ao que tudo indica, não será fácil….

O que os números me disseram aqui foi que a taxa de engajamento alcançada no artigo sobre consultoria foi de 25,05%. Levando em conta que a taxa média de engajamento em blogs gira em torno de 9% descobri que este artigo gerou 183% mais interesse do que o normal para esta mídia. Em relação ao Facebook este artigo gerou 63,49% mais interesse me relação a média da rede social. Para finalizar, se comparado com os outros 4 artigos este se saiu duas vezes melhor do que o segundo colocado.

Não há duvidas, o agente de viagens está apostando as suas fichas na consultoria e procurando aprender tudo o que puder sobre o tema, o que é fantástico! Por que isso ocorre? Eu gostaria de saber de você. Antes de continuar com o artigo vá até os comentários e me conte: por que o tema consultoria lhe atrai mais do que os demais? Seria bacana conhecer a sua visão sobre isso…

O que esperar do tema: Vendas Consultivas

Daqui para a frente focarei todas as minhas energias em lhe trazer artigos sobre o tema Vendas Consultivas. Quando eu enfim compartilhar aqui tudo o que souber sobre o assunto passo para o próximo tema.

Pretendo dedicar ao menos um artigo para cada uma das 5 etapas das vendas consultivas, trazer um ou dois exemplos de empresas que possuam a consultoria em seu DNA em outros artigos, falar sobre cross selling e up selling, teoria da comparação, programação neurolinguística, técnica da escassez e como utilizar a tecnologia a favor das vendas consultivas, o que deve render algo entre 8 ou 10 artigos, um por semana.

Ao final de cada artigo darei uma sugestão prática para aplicação imediata, uma espécie de desafio. O objetivo é que cada artigo informe como e por que fazer e ao final lhe guie para uma única ação a ser aplicada e desenvolvida naquela semana, algo assim: “Nesta semana você não vai oferecer nenhum orçamento que o cliente pedir sem antes identificar os 3 motivadores chave desta viagem”.

Se você topar seguir os desafios são grandes a chances de a sua carreira dar uma guinada nestes dois meses que nos aguardam. Topa?

Vendas Consultivas: aquecimento

Antes de começar precisamos nos aquecer, desenvolver um conhecimento básico sobre o tema e dedicar algum tempo para reflexão. Mesmo para quem entende bem do assunto a reflexão é importante, sempre temos por onde evoluir.

Como aquecimento separei alguns materiais para você, o primeiro artigo valendo sairá na semana que vem.

Sugestões de leitura:

Sugestão de leitura #1: Artigo sobre o tema “vendas consultivas” que escrevi aqui no agentesdeviagens.com.

Sugestão de leitura #2: Artigo do portal Panrotas com o título: “Até a Disney parou no tempo. E vc? “, publicado na última semana , autoria de Alexandre Camargo.

Sugestão de leitura #3: Artigo genial do Edu, muito prático e direto ao ponto: “O que o cliente espera de um agente de viagens?”.

Dica para melhor proveito da leitura (eu faço isso com os artigos que gosto e costuma funcionar muito bem, me ajuda a realmente absorver o tema): Encontre a frase que você considere mais importante em cada um destes artigos e anote-as em uma folha de papel ou post-it. Deixe-as a vista durante uma semana a lembre-se delas durante cada atendimento que fizer.

Sugestões de vídeos:

Sugestão de vídeo #1: Exemplo Venda Consultiva – Carros Usados Vendedores Pirados

Sugestão de vídeo #2: Quem define Valor é o cliente e nunca você – palestrante de vendas

Sugestão para reflexão: A técnica de vendas realizada no vídeo 1 é realmente consultiva? Ela utilizou os elementos abordados no vídeo 2? Se possível comente aqui no blog sua opinião. Vamos movimentar o tema!

Vendas Consultivas: Desafio da semana

Desafio: Assinar a newsletter do agentesdeviagens.com, clique aqui para assinar.

Por que é importante: Se o tema Consultoria em Vendas é de seu interesse e se você gostou da proposta e deseja ter acesso aos artigos que vem por aí, assinar a newsletter é a melhor forma de ficar por dentro. Os artigos terão uma sequencia lógica e o ideal é acompanhá-los na mesma semana que forem publicados. Como as News são enviadas com frequência você não perderá nada.

Até a próxima semana e faça o seu melhor.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Bruno Talevi
Graduado em Marketing e Propaganda, atuou como gestor na maior operadora do país e agora (de volta ao turismo) vive a sua segunda aventura tech-empreendedora cuja missão é transformar o agente de viagens na melhor opção para o turista moderno. No Agentes de Viagens.com pretende compartilhar a sua visão sobre temas como relacionamento com o cliente, gestão comercial, consultoria e marketing digital.