A cada dia que passa surgem novas OTA’s ( Online Travel Agencies ) ou Agências de Viagens On-line no mercado.  A mais recente que tive notícia foi a Ricardo Eletro Viagens. A mistura de ELETRO e VIAGENS no mesmo CNPJ chega a soar engraçado, e de fato é engraçado. Além de lojas de eletrodomésticos temos casos de famosos como o apresentador Ratinho do SBT que abriu a Massa Viagens.

O pior é saber que nossos representantes como a ABAV por exemplo não se pronunciam sobre essa banalização da atividade de comercialização de viagens. Muito pelo contrário. A ABAV torna-as membros da associação. Sempre digo aos meus amigos, clientes e cachorro que VIAGEM NÃO É MERCADORIA e não se pode colocar VIAGEM EM ESTOQUE. Viagem é planejamento, é informação, é compromisso inadiável,  é experiência de quem presta o serviço. Se a Ricardo Eletro disponibilizasse assessoria jurídica ou consulta médica em suas centenas de lojas no Brasil o que aconteceria?

Você amigo consumidor entregaria a sua saúde à uma loja que vende eletrodomésticos? Com certeza não. E o que falar da sua saúde mental caso algo dê errado no momento do seu embarque? Muitas OTA’s não possuem atendimento 24 horas e APOSTO que se tiver, os atendentes do call center não estão aptos a resolverem o seu problema como um agente de viagens com anos de experiência no mercado.

Como agente de viagens há 11 anos eu te asseguro que nossa atividade é muito complexa, fazemos diversos treinamentos durante o ano, viajamos para conhecer melhor o produto que indicamos, sabemos como otimizar o seu tempo disponível em determinado destino, sabemos a melhor e pior época para viajar, informamos e damos assessoria na documentação necessária para a viagem, brigamos e como brigamos por você caso você tenha problemas a resolver como reembolsos, cobranças indevidas no cartão etc.

Somos advogados, psicólogos, pais e mães dos nossos clientes. Nenhuma PONTO COM faz isso por você. Eles tanto não querem ter trabalho, não querem olhar na cara do cliente que investem pesado em SOFTWARE para te atender mecanicamente. Então eu pergunto: ISSO VALE A PENA?

Sei que existem agências e agência de viagens, umas ótimas e outras nem tanto, mas o agente de viagens é um membro da família que você adota e estará com você por anos e anos. Com boas referências de parentes e amigos, ou até por acaso você encontrará o agente de viagens do seu coração.
Repito: VIAGEM NÃO É MERCADORIA.

DEIXE SEU COMENTÁRIO